Super Team

A CBKT

Com um número expressivo de praticantes de Karatê Tradicional, o Brasil tem, atualmente, 22 federações estaduais filiadas à confederação brasileira – CBKT. A CBKT é presidida pelo Sensei Gilberto Gaertner, e tem sua sede na cidade de Curitiba.

 

Nosso país tem o privilégio de contar com grandes mestres japoneses como Yasutaka Tanaka, Hiroyasu Inoki e Tasuke Watanabe, entre outros. O Brasil tem se destacado internacionalmente em competições de Karatê desde o início da década de 70, quando o Sensei Watanabe foi campeão mundial individual. Outros destaques posteriores foram Ugo Arrigoni Neto e Oswaldo Mendonça Jr. Nos campeonatos mundiais de Karatê Tradicional tivemos como campeões individuais Giordana de Souza (1994), Elaine Golubics (1996) e Ricardo Buzzi (2002). Nas competições de equipe já obtivemos o ouro no enbu, kata e kumite. Também nos campeonatos panamericanos, o Brasil tem se destacado muito nos últimos anos.

 

Nosso país foi um dos primeiros a compor o quadro de filiados da ITKF, em resposta ao convite feito ao Sensei Tanaka pelo Sensei Nishiyama. Temos um histórico de participações efetivas em todos os eventos da ITKF, com grande número de atletas, árbitros e dirigentes. Na América do Sul, o Brasil é, sem dúvida, a grande referência na área.